segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Irving Penn

(1917-2009)
Fotógrafo americano celebrizado pelo seu trabalho para a revista Vogue. Estudou com Alexy Brodovitch na Philadelphia Museum School, onde se graduou em 1938. Revolucionou quase todas as áreas da fotografia, não só a de moda. O seus trabalhos estiveram, na maior parte das vezes, à frente do seu tempo, de tal forma que fotografias tiradas em 49-50, como as suas séries de nus, só vieram a ser expostas e apreciadas na década de 80. A sua matéria fotográfica variou muito, desde moda, a retratos, objectos, pessoas comuns, tribos, nus, naturezas mortas.

Na Vogue apelidava-se a si próprio de "selvagem de rua entre refinados", o que não impediu que as suas fotografias fossem rotuladas de "aristocráticas", pelo rígido formalismo dos modelos. Clareza, composição, forma, arranjo cuidado de pessoas e objectos e uso da luz são características do trabalho de Penn, que veio, não obstante, a simplificar a fotografia de moda, sendo dos primeiros a fotografar, tendo um simples pano branco ou cinzento como fundo. Criou ângulos estreitos no estúdio, nos quais posicionava os modelos, trazendo o foco para a pessoa e a sua expressão conseguindo assim um sentido dramático inusitado nas suas fotografias.

Em 1950, Penn casou-se com a sua modelo preferida, Lisa Fonssagrives e fundou o seu próprio estúdio em 1953.  [Adaptado da Wikipédia. Mais acerca de Irving Penn, aqui.]

Irving e Lisa Fonssagrives-Penn
1951

É difícil seleccionar algumas fotografias para postar dada a imensidão de imagens geniais do fotógrafo mas comecemos com as icónicas de Lisa Fonssagrives-Penn.


Woman with roses
Paris
1950

Balenciaga dress
1950


Woman in Moroccan Palace
1951
Vogue 1952


 Balenciaga coat
1950

2 comentários:

Thank you for your comment!
Warning: ofensive comments will not be posted.