segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Esse monstro chamado Freddie

Existe um número restrito de artistas que marcam a nossa cultura de tal forma que passa a haver um antes e um depois da sua existência. Freddie Mercury (1946-1991), cujo aniversário se celebra hoje, é um desses casos. Por todas as razões.

Líder de uma das bandas de maior projecção e sucesso do planeta e dotado de uma das mais extraordinárias vozes de sempre, este homem foi "o" animal de palco. Foi um artista extravagante e carismático, capaz de dominar multidões com performances altamente teatrais e over-the-edge, e com uma especial tendência para desbravar novos caminhos enquanto músico e performer.

Partindo do rock progressivo anos 70 dos Queen, faz incursões em territórios como a ópera, o ballet ou o teatro, entre outros. Este diplomado em Artes Gráficas, compôs melodias complexas misturando géneros tradicionalmente estanques e a sua técnica vocal era considerada impressionante, mesmo sem ter tido formação enquanto cantor.

Visualmente tinha uma imagem muito marcante que passa por duas fases, segundo a Wikipédia: se, na era Glam dos anos 70, o cabelo comprido, delineador preto, unhas pintadas , os maillotes de bailado e sapato de tacão alto eram moda, estes iriam dar lugar a uma postura mais "macho": cabedal preto, chapéu de polícia, cabelo curto e meses mais tarde bigode, essa seria a sua imagem de marca na década de 1980.

Resta-me deixar-vos algumas imagens deste monstro, nascido Farrokh Bulsara e celebrizado por sua vontade como Freddie Mercury.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for your comment!
Warning: ofensive comments will not be posted.